Depois da fase de testes, o recurso da Biblioteca da Família do Google Play não apenas já está ativo como também liberado para os brasileiros.
O novo recurso permite compartilhar com até seis contas jogos, músicas, livros e aplicativos comprados na loja da plataforma Android.
“As pessoas gostam de compartilhar conteúdos entre familiares. Com base nesta necessidade, o time de engenharia do Google desenvolveu uma funcionalidade natural para qualquer usuários”, diz Regina Chamma, diretora de aplicativos e games do Google Play para a América Latina. O Biblioteca da Família ainda não está liberada globalmente, mas o Brasil é um dos países que já tem acesso ao recurso, incluindo Austrália, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México e Nova Zelândia, além de Reino Unido e Estados Unidos.
Confira o vídeo explicativo do recurso:
O programa funciona de forma similar ao plano família do Google Play Music, mas sem custar um pouco mais caro ao usuário. Pelo sistema, todo conteúdo adquirido na loja do Google poderá ser compartilhado com outras seis pessoas em seus dispositivos Android, sites do Google ou aplicativos (inclusive dentro do iOS). O usuário poderá ter controle total do que será compartilhado, podendo permitir acesso a seus jogos com uma criança pequena, por exemplo, mas excluir determinados filmes ou músicas.
Pelo novo sistema, todos os membros do mesmo grupo autorizado podem realizar compras utilizando um único cartão de crédito e todas as faturas são encaminhadas para o proprietário da conta principal, onde o cartão foi configurado, para fins de controle.