Categorias

Bill Gates doa quase 5 bilhões de dólares para a caridade

Muito antes de se retirar da Microsoft, o bilionário Bill Gates não media esforços para alavancar sua fundação beneficente e tornar o mundo melhor. Mas, desta vez, ele se superou.

O Homem Mais Rico do mundo doou o equivalente a 4.6 bilhões de dólares em ações da Microsoft para a Bill & Melinda Gates Foundation em Junho, mas o gesto só foi revelado agora com a publicação de um relatório de um órgão regulatório do governo.

É a maior doação única de Bill Gates desde 2000 e equivale a cerca de 5% de sua fortuna pessoal. Em 1999, Gates havia destinado cerca de 16 bilhões de dólares para sua fundação e esse valor aumentaria mais 5.1 bilhões de uma única vez no ano seguinte. Desde então, o filantropo vem realizando doações esporádicas para os cofres da entidade e a estimativa é que ele já tenha doado mais de US$50 bilhões para custear as operações e ações realizadas pela fundação criada por ele ao lado da esposa, Melinda.

A doação de Junho também marca mais um passo em direção ao desprendimento final de Bill Gates da Microsoft. Com a entrega de cerca de 64 milhões de ações da empresa de tecnologia, ele passa a controlar somente 1.3% do volume total de papéis negociados da Microsoft, uma fração dos 24% em seu poder em 1996. É uma estratégia que o bilionário vem adotando há anos, mas que deu um salto inesperado esse ano: de uma única venda, Bill Gates se livrou de 38% do montante que ainda possuía.