Categorias

Bill Gates doa US$100 milhões para combater o Alzheimer

Bill Gates parece não ligar para o fato de ter pedido o título de Homem Mais Rico do Mundo e continua usando sua fortuna para uma boa causa: o bilionário anunciou uma doação total de US$100 milhões para combater o Mal de Alzheimer.

Além das iniciativas promovidas por sua Fundação Bill e Melinda Gates, desta vez o fundador da Microsoft retirou fundos de sua conta pessoal para custear pesquisas que buscam uma cura para doença.

Em entrevista para a agência de notícias Reuters, Bill Gates se mostrou preocupado com o avanço da demência e, especificamente, uma de suas formas, o Alzheimer. Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo todo são afetadas por algum tipo de demência e a previsão é de que esse número chegue a 131 milhões em 2050. “É um grande problema, um problema crescente e a escala da tragédia – mesmo para as pessoas que se mantêm vivas – é muito alta”, declarou o bilionário.

Apesar de toda pesquisa realizada até agora para encontrar uma solução para a demência, até o momento a Medicina conseguiu somente amenizar o impacto de seus efeitos. Gates guarda uma esperança que os próximos dez anos possam trazer luz para suas vítimas: “levará provavelmente 10 anos antes de novas teorias serem testadas o suficiente para dar-lhes uma grande chance de sucesso. (…) Espero que nos próximos 10 anos tenhamos algumas drogas poderosas, mas é possível que não seja alcançado”.

O filantropo está doando 50 milhões de dólares agora para a Dementia Discovery Fund, uma entidade que reúne membros da indústria e do governo para financiar tratamentos para a demência. Além disso, ele irá doar outros 50 milhões de dólares que serão distribuídos para startups que ainda serão selecionadas e que buscam abordagens “menos convencionais” para resolver a doença.

“Eu sei o quão horrível é assistir as pessoas que você ama lutando, uma vez que a doença rouba-lhes a capacidade mental … Parece muito que você está passando por uma morte gradual da pessoa que conheceu”, desabafou Bill Gates, que já teve membros da família afetados pelos sintomas. Apesar de sua experiência íntima, ele nega que esteja realizando essas doações somente por questões pessoais.