0 Compartilhamentos 424 Views

Bill Gates e Satya Nadella discordam de Elon Musk sobre o risco das Inteligências Artificiais

26 de setembro de 2017

Em uma rara entrevista conjunta, Bill Gates, fundador e antigo CEO da Microsoft, e Satya Nadella, atual CEO da empresa, mostraram que tem mais um ponto em comum: a certeza de que Inteligências Artificiais não são um risco.

A opinião dos dois vai na contramão do que é defendido por Elon Musk, que acredita que esse tipo de tecnologia pode abrir as portas para o fim da Humanidade e representa uma ameaça maior do que a Coreia do Norte.

Mas Gates não concorda com seu colega magnata e chega a citá-lo na entrevista: “o chamado problema do controle com o qual Elon está preocupado não é algo que as pessoas deviam sentir que é iminente. Esse é um caso em que Elon e eu discordamos. Nós não deveríamos entrar em pânico a respeito disso. Nem tampouco nós deveríamos cegamente ignorar o fato que eventualmente esse problema possa emergir”.

A posição de Gates mudou muito desde a primeira vez em que ele se manifestou sobre o tema. Na ocasião, chegou a afirmar que “Eu estou do lado dos que estão preocupados sobre super inteligências (…) Eu concordo com Elon Musk e alguns outros sobre isto e não entendo por que algumas pessoas não estão preocupadas”. Agora, o homem mais rico do mundo sustenta que não há necessidade de temor irracional em relação a elas.

Na mesma entrevista, Satya Nadella aproveitou o tópico sobre o controle e deu seu parecer: “existe muito que eu acredito que possamos fazer para moldar nosso próprio futuro ao invés de pensar ‘isso vai acontecer conosco’. Controle é uma escolha. Nós devemos tentar manter esse controle”.

Para o CEO da Microsoft, “a essência do princípio das Inteligências Artificiais que nos guia agora nesse estágio é como nós podemos apostar nos humanos e ampliar sua capacidade? Ainda há muitas decisões de design que precisam ser tomadas, mesmo em sistemas de auto-aprendizado, que humanos precisam ser responsabilizados. Então, nós devemos nos certificar de que não há manipulações ou dados ruins nesse sistema”.

Carregando...

Você pode se interessar

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira

Carlos L. A. da Silva - 18 de maio de 2021

Aleksandar Mandic partiu em 6 de maio, mas seu legado seguirá conosco.

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
191 visualizações
Artigos
191 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
414 visualizações
Artigos
414 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações