0 Compartilhamentos 518 Views

Bill Gates e Satya Nadella discordam de Elon Musk sobre o risco das Inteligências Artificiais

26 de setembro de 2017

Em uma rara entrevista conjunta, Bill Gates, fundador e antigo CEO da Microsoft, e Satya Nadella, atual CEO da empresa, mostraram que tem mais um ponto em comum: a certeza de que Inteligências Artificiais não são um risco.

A opinião dos dois vai na contramão do que é defendido por Elon Musk, que acredita que esse tipo de tecnologia pode abrir as portas para o fim da Humanidade e representa uma ameaça maior do que a Coreia do Norte.

Mas Gates não concorda com seu colega magnata e chega a citá-lo na entrevista: “o chamado problema do controle com o qual Elon está preocupado não é algo que as pessoas deviam sentir que é iminente. Esse é um caso em que Elon e eu discordamos. Nós não deveríamos entrar em pânico a respeito disso. Nem tampouco nós deveríamos cegamente ignorar o fato que eventualmente esse problema possa emergir”.

A posição de Gates mudou muito desde a primeira vez em que ele se manifestou sobre o tema. Na ocasião, chegou a afirmar que “Eu estou do lado dos que estão preocupados sobre super inteligências (…) Eu concordo com Elon Musk e alguns outros sobre isto e não entendo por que algumas pessoas não estão preocupadas”. Agora, o homem mais rico do mundo sustenta que não há necessidade de temor irracional em relação a elas.

Na mesma entrevista, Satya Nadella aproveitou o tópico sobre o controle e deu seu parecer: “existe muito que eu acredito que possamos fazer para moldar nosso próprio futuro ao invés de pensar ‘isso vai acontecer conosco’. Controle é uma escolha. Nós devemos tentar manter esse controle”.

Para o CEO da Microsoft, “a essência do princípio das Inteligências Artificiais que nos guia agora nesse estágio é como nós podemos apostar nos humanos e ampliar sua capacidade? Ainda há muitas decisões de design que precisam ser tomadas, mesmo em sistemas de auto-aprendizado, que humanos precisam ser responsabilizados. Então, nós devemos nos certificar de que não há manipulações ou dados ruins nesse sistema”.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
64 visualizações
Artigos
64 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
180 visualizações
Artigos
180 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
314 visualizações
Artigos
314 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
373 visualizações
373 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
689 visualizações
689 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021