Categorias

Bill Gates também teme a ascensão das Inteligências Artificiais

Bill Gates se junta ao time de cientistas e figurões do mundo da tecnologia que olha com preocupação para a ascensão das Inteligências Artificiais e apresenta dois cenários onde essa evolução pode ser negativa.

Durante uma entrevista para o site RECODE, após uma palestra no TED, Gates especulou sobre os problemas que a Humanidade pode enfrentar em decorrência do avanço da automação. O primeiro deles é a velocidade com que humanos estão sendo substituídos por programas e sistemas no mercado de trabalho.

A preocupação de Gates vai ao encontro de um estudo publicado anteriormente pelo Gartner. No relatório, era previsto que um terço dos humanos poderia perder sua vaga no mercado de trabalho para um robô ou aplicativo.

O segundo cenário levantado pelo filantropo diz respeito às Inteligências Artificiais mais inteligentes que seus próprios criadores.”Eu estarei muito interessado em passar algum tempo com as pessoas que acham que sabem como evitar isso”, revelou Bill Gates. Ele citou Elon Musk, o magnata da tecnologia que comparou as IAs com o ato de “convocar um demônio”.

Gates já havia expressado seus temores em Janeiro deste ano, durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit. Perguntado sobre o que achava do assunto, Gates declarou: “Eu estou do lado dos que estão preocupados sobre super inteligências (…) Eu concordo com Elon Musk e alguns outros sobre isto e não entendo por que algumas pessoas não estão preocupadas”.