Categorias

Bill Gates responde perguntas de internautas no Reddit

Nesta segunda-feira, Bill Gates, fundador da Microsoft e atual conselheiro de tecnologia da empresa, participou pela segunda vez de uma sessão de perguntas e respostas com os usuários do site Reddit. Selecionamos as melhores respostas do criador do Windows, envolvendo o futuro da computação, NSA, filantropia, Bitcoin e mais:

Se você fosse um estudante de Ciência da Computação hoje, que área você escolheria para estudar pesado?

Gates: O forte agora são computadores que aprendem. O chamado aprendizado profundo que começou na Microsoft e agora está sendo usado por muitos pesquisadores parece que agora está avançando de uma forma que podem realmente aprender. Já aconteceu uma grande diferença em reconhecimento de áudio e vídeo – mais progresso nos últimos três anos do que jamais houve antes.

Como você se sente a respeito da NSA e sua vigilância sobre o uso de computadores?

Gates: Esta é uma questão complexa. Privacidade irá se tornar cada vez mais importante na medida em que câmeras e sensores GPS estão coletando informações para serem mais úteis. Nós precisamos ter confiança na forma em que a informação é protegida e coletada. É dever do governo tentar parar o crime e o terrorismo, mas isso precisa ser mais aberto. Eu acredito que terrorismo com armas biológicas ou nucleares é algo que nós queremos minimizar a chance de acontecer.

bill-gates-ama-2

Algum conselho sobre como os empreendedores de hoje e de amanhã deveriam balancear negócios e filantropia? Ou eles devem primeiro ser bem-sucedidos antes de começarem a doar?

Gates: Só de criar uma empresa inovadora é uma grande contribuição para o mundo. Durante meus vinte e trinta anos, foi tudo em que me foquei. De uma forma ideal, pessoas podem começar a misturar alguma filantropia, como Mark Zuckerberg vem fazendo desde o início da carreira. Eu adorei falar sobre isso para alguns empreendedores do Vale do Silício e fiquei impressionado sobre o quão cedo eles estão pensando a respeito de doações – muito mais cedo do que quando eu comecei.

Você pode descrever seu novo papel na Microsoft?

Gates: Eu estou eufórico sobre como a nuvem e os novos dispositivos podem nos ajudar a nos comunicar e colaborar de novas formas. O sistema operacional não estará apenas em um dispositivo e a informação não será apenas arquivos: será a sua história, incluindo a capacidade de revisitar memórias de momentos, como as crianças crescendo. Eu estou empolgado que Satya tenha me pedido para permanecer e assegurar que a Microsoft está ambiciosa com suas inovações. Mesmo no Office há muito mais que pode ser feito.

Eu vou mandar uma difícil. Qual foi o pior caso que você conheceu onde sua filantropia deu errado?

Gates: Muitas de nossa falhas vieram de patrocinar projetos científicos que não funcionaram. Uma outra coisa que é dura acontece quando você acha que o governo vai dar continuidade a algo que você começou e eles não fazem. Nós passamos por isso com um programa de alimentação nas escolas. Teria sido melhor se nós não tivéssemos feito.

Qual é o maior obstáculo que o mundo desenvolvido precisa superar para ajudar o mundo em desenvolvimento?

Gates:  A maior de todas as tragédias são crianças que morrem ou nunca conseguem comida o suficiente para se desenvolver fisica ou mentalmente para atingir seu potencial. Nós precisamos de vacinas e nutrição para resolver isso. Nós estamos fazendo progresso, mas não rápido o suficiente.

Cinismo é o maior obstáculo – www.gatesletter.com fala sobre isso.

Qual é a sua opinião sobre criptomoedas, como o Bitcoin?

Gates:  A Fundação está envolvida com dinheiro digital, mas, ao contrário do Bitcoin, não é dinheiro digital anônimo. No Quênia, o M-pesa está sendo usado em quase metade de todas as transações. Dinheiro digital tem baixo custo de transação, o que é excelente para os pobres porque eles precisam realizar transações financeiras com pouca quantidade de dinheiro. Nos próximos 5 anos eu acredito que o dinheiro digital vai tomar impulso na Índia e partes da África e ajudar muito os mais pobres.

Qual foi o seu projeto favorito em que você trabalhou na Microsoft?

Gates:  O projeto do Windows que exigiu um bocado de paciência foi maravilhoso. Office também foi fantástico. Juntos, eles definiram o grande sucesso da Microsoft nos anos 90. O Office conectado com a nuvem tem  MUITO potencial e nós tivemos um bom começo. O armazenamento na nuvem precisa melhorar, entretanto.

Qual seria o seu melhor conselho financeiro para alguém que fatura menos de 100.000 dólares ao ano?

Gates:  Invista na sua educação.

Diga uma coisa que você gosta de fazer mas ninguém poderia esperar isso de você.

Gates:  (…) Eu lavo a louça todas as noites. Outras pessoas se candidatam, mas eu gosto do jeito que eu faço.