Categorias

Britânicos inventam bazuca para derrubar drones

Enquanto o Japão usa drones para capturar drones e a Holanda treina águias para o serviço, uma empresa britânica está apelando para uma bazuca para neutralizar os veículos aéreos.

Batizado de Skywall, o equipamento desenvolvido pela OpenWorks Engineering pode derrubar um drone dos céus disparando uma rede ou um embaralhador de sinais.

A ideia é que a solução possa ser utilizada por um único operador e recarregada rapidamente com diferentes tipos de projéteis para proteger pontos críticos, como aeroportos, presídios, eventos esportivos e locais onde autoridades possam estar circulando. Confira o vídeo de apresentação do produto e bem-vindo a um futuro antes só visto em filmes:

O artefato também pode ser utilizado por autoridades policiais interessadas em preservar o drone para investigação. Um dos modelos de projéteis captura seu alvo com uma rede e o faz descer suavemente com o uso de um paraquedas embutido.

Para um futuro próximo, a OpenWorks Engineneering pretende lançar também modelos mais complexos que podem ser afixados no chão e funcionam de forma autônoma, detectando e neutralizando ameaças aéreas sem a interferência de um operador humano.

Por enquanto, nem a bazuca portátil nem os modelos mais avançados tem ainda previsão de chegada no mercado ou custo anunciado.