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Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico lança Código de Ética para o Black Friday

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A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) lançou hoje o Código de Ética para o Black Friday. A iniciativa tem como objetivo proteger os consumidores e varejistas durante o evento, através de normas de conduta e boas práticas para promoções de comércio eletrônico.

Os varejistas online que aderirem ao código vão receber o selo Black Friday Seguro, que identifica as lojas que se comprometeram em seguir as regras do código.

As lojas virtuais que descumprirem o acordo poderão receber punições que variam entre advertências e exclusão da ação. Para garantir a veracidade dos descontos e avaliar ações irregulares apontados pelos clientes, um conselho foi criado, constituído por consultores especializados.

Além da parceria com a Câmara-e.net, o portal organizador do evento, Busca Descontos, vai contar com o apoio do site Reclame Aqui, que vai fornecer um canal exclusivo para que os clientes possam denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday. Além disso, o Instituto Sieve, especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico, vai se responsabilizar pela auditoria dos preços e a identificação das ofertas.

– Com o Código de Ética, estamos construindo um ambiente autorregulamentado,  prático e didático, com regras claras às datas promocionais criadas para promover o e-commerce, tendo como base a mecânica do Black Friday – afirmou o presidente da Câmara-e.net, Ludovino Lopes.

O Black Friday Brasil 2013 vai acontecer em 29 de novembro, e o evento já é conhecido pela mobilização das lojas virtuais. O Black Friday consolidou-se como o dia em que acontece o maior volume de pedidos de e-commerce brasileiro. A iniciativa cresceu exponencialmente desde a primeira edição, em 2010, quando registrou um movimento de R$ 21 milhões, e obteve movimento de R$ 217 milhões no ano passado.

O Código de Ética da Black Friday pode ser acessado neste link.