Categorias

Canadense perde endereço de email depois de 20 anos

O que você faria se perdesse o direito de usar o endereço de email com o qual as pessoas se comunicam com você desde 1998? Esse é o dilema que o canadense Steve Morshead está atravessando.

Ele utilizava o endereço [email protected] há quase vinte anos e somente agora o provedor de acesso Eastlink se deu conta que havia algo de errado no endereço.

Morshead contou à imprensa que ele solicitou esse endereço em específico na época justamente porque queria se destacar dos demais usuários. Na ocasião, os sistemas da Eastlink não acusaram nenhum problema e ele conseguiu obter o endereço, que normalmente é associado a uma conta oficial de uma empresa ou instituição, através da qual são enviadas mensagens automatizadas que não precisam de respostas. Para o canadense, entretanto, foram 19 anos de uso como sua conta privada, sem ter passado por nenhuma confusão.

“Meu endereço de email é um identificador pessoal para bancos, eBay e centenas de outros lugares nos quais eu fiz login – tantos que eu nem consigo contar”, reclamou o usuário. “Agora, após todos esses anos, quase vinte anos, eu acho repreensível que eles queiram sair do nada e me dar apenas 30 dias para vasculhar 20 anos de mensagens e decidir o que eu desejo manter”, disparou.

Sheri Ansems, diretora de auditoria interna e segurança corporativa, explica a decisão, declarando que o endereço “não se encaixa em nossas regras e pode ser considerado confuso. O endereço pode parecer para outros como um endereço de resposta comercial da Eastlink, e como tal, indivíduos podem inadvertidamente enviar informações para esse endereço que estavam intencionadas para um destinatário diferente”.

Morshead já formalizou uma reclamação contra a empresa e busca uma negociação do prazo de encerramento de sua conta de email, mas nutre poucas esperanças de que possa conseguir. “Eu apenas queria dizer às pessoas ficarem atentas que seus endereços de email podem não pertencer a elas”, desabafou o usuário.