Categorias

CEO da Apple critica as redes sociais

O CEO da Apple Tim Cook, durante entrevista para a televisão norte-americana, teceu duras críticas ao papel das redes sociais em relação ao comportamento das pessoas.

Para o executivo, não se trata apenas da interferência russas nas plataformas, mas a forma como elas de uma forma geral vem sendo utilizadas para disseminar notícias falsas, polemizar e dividir a sociedade.

“”Eu não acredito que o grande problema sejam anúncios de governos estrangeiros. Eu acredito que é tipo 0.1 por cento do problema “, afirmou Cook. “O maior problema é que algumas dessas ferramentas são usadas para dividir pessoas, manipular pessoas, obter notícias falsas para pessoas em números amplos, de modo a influenciar seus pensamentos. Isto para mim é a questão de número 1 a 10 “.

A crítica do CEO do Apple chega em um momento em que as principais empresas de tecnologia com presença na internet através de plataformas de conteúdo estão sendo alvo de um inquérito no congresso dos Estados Unidos sobre a ação de operativos russos no ano passado, com o objetivo de manipular a opinião pública e afetar as eleições presidenciais. Tanto Facebook quanto Instagram, YouTube e Twitter tiveram publicações que secretamente foram patrocinadas ou desenvolvidas por agentes ligados ao governo da Rússia e obtiveram um alcance de dezenas de milhares de norte-americanos.

As autoridades do país agora estudam uma forma de monitorar ou submeter ao crivo da lei a forma como as redes sociais funcionam. As empresas de tecnologia clamam por um auto-gerenciamento e se comprometeram a oferecer mecanismos mais eficientes para evitar o uso incorreto de suas plataformas. Para Cook, as redes sociais tiveram um grande aprendizado com esse incidente.