Categorias

CES 2016: Nvidia anuncia supercomputador para carros inteligentes

A Nvidia abriu a CES 2016 com a revelação de um supercomputador projetado para ser a inteligência dos carros do futuro: PX2 tem a capacidade de processamento de 150 MacBooks Pro.

Com 12 núcleos de CPU refrigerados à água e compactados em um espaço do tamanho de uma lancheira, o PX2 é capaz de executar 24 trilhões de operações de aprendizado profundo por segundo.

Todo esse poder de processamento foi justificado pelo CEO Jen-Hsun Huang no palco da CES 2016: “carros autônomos são complicados”. O PX2 foi projetado para lidar com as informações enviadas por 12 câmeras ao redor do veículo, lidar, radar e sensores ultrassônicos para atingir um nível de percepção em 360º do trânsito muito superior ao obtido por um humano.

Segundo o executivo, a Nvidia está trabalhando para “criar o cérebro dos futuros veículos autônomos que estarão continuamente alertas, e eventualmente alcançar níveis sobre-humanos de compreensão situacional. Carros autônomos irão trazer segurança aumentada, novos e convenientes serviços de mobilidade e até mesmo belos designs urbanos – oferecendo uma força poderosa para um futuro melhor”.

De acordo com o comunicado oficial, a capacidade de aprendizado do PX2 o torna habilitado a lidar com situações extremas de direção, como detritos inesperados na pista, motoristas erráticos e péssimas condições climáticas, incluindo chuva pesada, neve e neblina.

A Volvo será a primeira parceira da Nvidia na empreitada e fará testes com o PX2 em sua linha de veículos inteligentes. Mas diversos outros fabricantes já manifestaram interesse em aproveitar a tecnologia desenvolvida pela Nvidia.