Categorias

Check-in de Segurança do Facebook é ativado pela primeira vez nos Estados Unidos

O que ninguém queria aconteceu: pela primeira vez na História, o Check-in de Segurança do Facebook foi ativado para seus usuários nos Estados Unidos.

O massacre de 50 pessoas em uma boate em Orlando na Flórida na madrugada de Domingo levou a rede social a estrear seu sistema de alerta para amigos e parentes.

Através do recurso, usuários do Facebook presentes ou próximos ao local puderam se comunicar mais rapidamente com entes queridos e conhecidos para avisar que está tudo bem e tranquilizá-los. O sistema funciona como uma espécie de gatilho que impede o pânico, uma das principais motivações por trás de atentados como esses. O Check-in de Segurança foi criado em 2014, no Japão, por motivos de desastres naturais, mas já foi utilizado também em ataques terroristas, como aquele que afetou Paris no ano passado.

Em sua página na rede social, Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, se mostrou chocado com os acontecimentos: “ao acordar essa manhã, eu fiquei profundamente entristecido de ouvir sobre o ataque em Orlando. Meus pensamentos e preces estão com as vítimas, suas famílias e a comunidade LGBT”. O executivo explicou também que o Check-in de Segurança foi acionado, mas salientou que o mais importante naquele momento era que houvesse uma mobilização para doar sangue para os feridos que sobreviveram ao atentado.