Categorias

Chrome vai remover função de “voltar” da tecla Backspace

Desde que a web é web, o botão Backspace do teclado ativa a função “voltar” na navegação do usuário, em qualquer navegador. Mas o Google Chrome quer remover esse recurso.

Segundo os desenvolvedores, o objetivo seria evitar problemas em páginas contendo formulários, onde o usuário tenta usar o botão para apagar o que foi escrito em um campo e acidentalmente volta para a página anterior e perde o que foi digitado.

Versões preliminares de teste do navegador chegaram a conter a nova “funcionalidade”, mas o Google voltou atrás diante de reclamações de usuários acostumados em usar o Backspace para voltar no seu histórico de navegação. Ainda assim, a ideia de remover essa possibilidade não foi descartada e deve reaparecer em futuras versões do Chrome, inclusive para todos os usuários.

De acordo com um dos responsáveis pela mudança, “a razão pela qual estamos fazendo isso é que usuários regularmente perdem dados por que eles apertam o botão de Backspace achando que um campo de formulário está focado. Após anos desse problema, nós percebemos que não tem outra maneira melhor de resolver a questão”.

A revolta nos fóruns de desenvolvimento do Google Chrome suspendeu os planos temporariamente. Mas os desenvolvedores do navegador parecem irredutíveis sobre o futuro: “nós estamos certamente cientes da frustração que isso causa nos usuários que se tornaram dependentes do atalho. (…) Entretanto, para usuários que não entendem o comportamento do atalho, que compõem a vasta maioria dos usuários, a perda de dados é também super frustrante e eles estão menos equipados para compreender e prevenir suas frustrações”.

A solução planejada para o Chrome é remover o recurso para todos os usuários e oferecê-lo de volta para os usuários mais capacitados na forma de uma extensão do navegador.