Os rumores eram reais: o Twitter confirmou hoje oficialmente que vai passar a oferecer mais espaço para mensagens nos tuítes ao parar de contar determinados elementos no limite de 140 caracteres.
Sem data marcada, mas para os próximos meses, respostas, nomes de usuários em respostas e arquivos de mídia não farão mais parte do limite imposto pela rede social.
“Na última década, o tuíte evoluiu de uma simples mensagem de texto de 140 caracteres para uma tela ampla para a expressão criativa, apresentando fotos, vídeos, hashtags, Vines e mais (…) Então, você já pode fazer um bocado em um tuíte, mas nós queremos que você seja capaz de fazer ainda mais”, anuncia o comunicado oficial do Twitter. “Nos próximos meses, nós faremos mudanças para simplificar os tuítes incluindo aquilo que é contado dentro dos seus 140 caracteres”.
Entenda o que vai mudar:
- Respostas: Ao responder uma mensagem, os nomes de usuários incluídos na resposta não serão mais computados para o limite de 140 caracteres. Embora esse recurso possa facilitar a conversação entre diversos usuários, que não precisarão mais reduzir seus textos para caber, fica a dúvida sobre como o Twitter vai monitorar a questão do spam enviado por bots na rede social.
- Anexos de mídia: Anexos como fotos, GIFs, vídeos, enquetes ou mesmo tuítes citados não serão também contados dentro do limite de caracteres.
- Retuíte e citação do próprio tuíte: Será possível retuitar seu próprio tuíte. Essa funcionalidade poderá ser utilizada por profissionais de mídia social que querem divulgar seu conteúdo em horários variados, mas também poderá ajudar usuários comuns que desejam acrescentar uma nova ideia sobre uma mensagem anterior.
- O fim da necessidade do .@: Anteriormente, quando se desejava enviar uma mensagem específica para um determinado usuário, mas ao mesmo tempo se desejava que o tuíte alcançasse todos os seguidores, os usuários inventaram o truque do “.@”. A partir de agora, todos os tuítes que começam com o nome um usuário serão automaticamente compartilhados com todos os seguidores do autor.
O Twitter não ofereceu um calendário para a implementação dessas mudanças e inicialmente está trabalhando junto com os desenvolvedores e todos aqueles que dependem da Twitter API para que essa transição seja o mais suave possível para todos. “Nosso objetivo é oferecer a desenvolvedores e parceiros esse aviso com antecedência sobre as mudanças do formato dos tuítes de forma que eles possam preparar seus produtos e aplicações adequadamente”.