Enquanto a Microsoft atacava a rival Apple de uma forma nada sutil nos intervalos da transmissão americana do Oscar, o Google divulgava uma mensagem oposta e bem mais discreta no mesmo horário.
Batizada de “Rock, Paper, Scissors”, ou “Pedra, Papel e Tesoura” no Brasil, o comercial do Android, sem palavras, mostra que é possível “estar junto” mesmo “sem ser o mesmo”.
O vídeo com personagens fofos se defrontando com o bullying no cotidiano de uma escola traz uma possível alusão ao mercado das plataformas móveis. Um papel, novato no colégio, é atacado não pelas tesouras que tanto teme, mas justamente por um grupo de valentões que também são papel. Daí em diante, o vídeo é uma lição de tolerância às diferenças:
https://youtu.be/UYxpX3N20qU
O comercial foi lançado concomitantemente nas redes sociais oficiais do Android, sob a hashtag #NotTheSame. No embalo do Oscar, foi lançado também através do Twitter um clipe de 15 segundos dos mesmos personagens comparecendo à cerimônia e fazendo um discurso de agradecimento.