Categorias

Versão 1.9 de Minecraft é lançada hoje

Depois de um ano de desenvolvimento, a versão 1.9 de Minecraft está finalmente pronta e disponível para todos os jogadores de PC através do launcher oficial.

Batizada de “Combat Update”, a atualização muda totalmente o sistema de combate do jogo, além de acrescentar novas estruturas, blocos, inimigos e a capa de voo.

Antes da atualização, jogadores de Minecraft clicavam com o mouse repetidas vezes para encadear ataques contra seus inimigos. A partir da versão 1.9, o jogo introduz o conceito de preparar o golpe, comum em muitos outros jogos. Nesse modelo de luta, quanto mais demorado o clique, mais poderoso é o ataque desferido e cada arma ou ferramenta disponível em Minecraft terá uma estatística interna para regular essa potência e a velocidade de preparo.

Outra novidade para o combate é a introdução de um novo espaço no inventário separado, para a segunda mão do personagem. Desta forma, o jogador poderá empunhar um escudo em uma mão e bloquear golpes, enquanto carrega uma espada na outra para atacar. Também será possível carregar uma tocha em uma mão para iluminar o caminho, enquanto a outra mão usa uma arma ou ferramenta, sem precisar ficar alternando para plantar tochas.

minecraft-combat-update

A versão 1.9 de Minecraft também introduz tipos diferentes de flechas que podem ser disparadas pelo usuário. Os projéteis podem ser escolhidos ao acaso, ou o jogador pode selecionar o tipo de flecha que deseja utilizar colocando-as no espaço da segunda mão.

Mas nem só de combate é feita a atualização. Uma capa que se transforma em asas que permitem o voo foi oficializada no jogo. E a dimensão do The End foi repaginada para se estender indefinidamente, incluir ruínas de cidades, com um novo tipo de monstro e desafios a serem superados. O Ender Dragon, chefe final do jogo e principal perigo desta dimensão, teve seus ataques modificados e continuará existindo em seu mundo, mesmo depois de ter sido destruído pelo jogador.

A lista completa de alterações está disponível no blog da desenvolvedora Mojang. Lembrando que essa atualização não afeta a versão de Minecraft exclusiva do Windows 10, e não existe uma data marcada para que esta receba as novidades implementadas na versão principal.