Categorias

Comprovado: plugin do Flash também afeta performance do navegador

Que o plugin do Flash se tornou um risco de segurança, você já deve saber a esta altura. Mas um teste comprovou que ele também é um perigo para a performance do seu computador.

O teste realizado pela PC World em cinco navegadores constatou que o plugin pode ter um impacto de até 80% no consumo de CPU e memória, apenas por estar ativado.

Foram testados as versões Chrome 44, Edge 12 (exclusivo do Windows 10), Firefox 39, Internet Explorer 11 e Opera 31, abrindo 30 abas simultâneas em cada um, de páginas populares variadas, com e sem o plugin do Flash ativado. Após 30 segundos de término da carga das páginas, foi registrado o consumo de processamento e RAM nos sistemas.

É importante ressaltar que mesmo que alguns sites analisados não tenham conteúdo em Flash nativo, a vasta maioria deles carrega algum tipo de código de conteúdo embutido ou anúncio externo que ainda utiliza a tecnologia.

Os resultados variaram de navegador para navegador, mas sempre foram negativos para o uso do plugin do Flash. Com ele ligado, o Edge registrou 4.7 GB de memória consumidas e 84.1% de consumo de CPU. Bastou desligar o Flash, para o uso de RAM cair para 4.1 GB e a uso do processamento reduzir para 61%.

A maior diferença foi registrada no Opera 31. Com o Flash ativado, as 30 abas abertas eram responsáveis por 3.47 GB de RAM (a taxa mais baixa de todos os navegadores testados) e 81.2% de uso de CPU. Por padrão, o Opera não traz o plugin instalado. Nesse estado nativo, as mesmas abas abertas usaram somente 1.8 GB de RAM e modestos 6.6% de CPU.