Categorias

Conferência da ONU gera debates sobre liberdade de expressão na internet

Confederação reúne representantes de 193 países

Representantes de 193 governos, incluindo o Brasil, estão reunidos em Dubai para revisar normas de regulamentação envolvendo telecomunicações. A confederação, chamada União Internacional das Telecomunicações, tem deixado diversos países e companhias preocupados com os resultados que podem surgir, especialmente sobre a liberdade da Internet.

A preocupação é tão grande que enviados norte-americanos estão trabalhando ao lado de outros países em uma proposta para retirar todas as discussões que possam envolver qualquer tipo de regulamentação da internet. O temor dos Estados Unidos é que as regulações compliquem o comércio virtual e sejam usadas por países como China e Rússia para realizar ataques virtuais ou censura. 

Representantes da ONU dizem que não há nada a temer e que o objetivo da UIT não é limitar a liberdade de expressão da internet, mas sim encontrar maneiras de tranquilizar as pessoas em relação a ataques cibernéticos e encontrar maneiras de expandir a internet em países em desenvolvimento.

O Google está ao lado dos principais opositores das possíveis limitações à “internet livre”. A União Europeia, por sua vez, defende que o sistema atual de regulação funciona, afirmando que “Se não está quebrado, não há o que consertar”.