Categorias

Conheça alguns dos principais mashups na internet

Para ajudar o usuário na busca dos que mais lhe agradam, o IDG Now! selecionou mashups que exemplificam a interação entre dados digitais.

Dentro de um universo em expansão com mais de 45 mil exemplos que servem a funçõe extremamente específicas, seria, no mínimo, arriscado se atrever a classificar os melhores mashups disponíveis pela internet.

Para ajudar o usuário a se localizar antes de sair procurando pelos mashups que mais lhe agradam, o IDG Now! selecionou alguns projetos que exemplificam bem o fenômeno de juntar duas fontes de dados para ter uma terceira função.

TwitterVision – Ao misturar a rede social onde usuário falam o que estão fazendo no momento com um mapa em três dimensões do planeta Terra, o TwitterVision oferece um efeito impressionante: muitas das mensagens publicadas no Twitter são exibidas em tempo real, com indicações da localidade do usuário.

Grafitti em São Paulo – Ótimo exemplo de como a simplicidade do Google MyMaps pode ser explorada para mapeamentos, entusiastas do grafitti incluíram em uma mapa de São Paulo as principais obras de arte de rua, com fotos e nomes incluídos.

Apontador – Não é errado dizer que, entre as empresas de Web 2.0 brasileiras, o Apontador é a que melhor explora a interatividade do usuário sobre um gigantesco mashup. Mapas de 5.561 cidades pelo Brasil onde a comunidade por incluir pontos, como lanchonetes, bares, hospitais e restaurantes, misturam mapas do Google com dados sobre os estabelecimentos.

Se a pressa é grande e, ao invés de compartilhar, você quiser encontrar botecos, restaurantes, cinemas, teatros e hotéis, acesso o UFind, disponível para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Tam Virtual – A possibilidade levantada por Rodrigo Leme, no seu blog Deep in Tech, já é realidade para uma grande empresa brasileira, com uma leve diferença: não são funcionários, mas aviões os rastreados. Sobre um mapa do Brasil, os aviões em pleno vôo da companhia aérea são representados, com dados complementares como rota, nome e até admissão do piloto.

WikiMapia – O segredo do sucesso (ou fracasso) dos mashups está sempre na comunidade. É a dedicação dela que falta à WikiMapia, uma idéia excepcional de aliar o conteúdo geográfico da Wikipedia com mapas do Google Maps. Por mais que, na teoria, o mashup seja interessante, a maioria dos pontos brasileiros não passa de uma reles reprodução da enciclopédia online.

Plazes – O Plazes ganhou o Mashup Awards de 2006 com uma combinação sofisticada de imagens, mapas e redes sem fio. A idéia é simples: por meio de um cadastro, o site aponta sua localização geográfica e mostra usuários próximos a você com gostos parecidos. Além de usar mapas para localizar, a rede social oferece indicação de pontos específicos, que podem ser exibidos com fotos do Flickr.

IDG Brasil feito no Yahoo Pipes – Este mashup, criado dentro do Yahoo Pipes, demonstra como as ferramentas online podem manipular fontes de informações para criar uma maneira própria de o usuário consumir conteúdo (notícias de tecnologia, no caso).

Ao clicar sobre o feed de RSS, o usuário pode inscrevê-lo para ler notícias do IDG Now!, PC World e ComputerWorld a partir de uma única fonte. Caso queira, o feed pode ser clonado e novas fontes de informações, como outros noticiários ou blogs, podem ser integrados.

Com informações de IDGNOW.