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Conheça Groups, o novo aplicativo do Google Apps

Google Apps
A suíte de comunicação e colaboração Google Apps, que engloba e-mail, agenda, ferramentas de produtividade de escritório e construtor de site web, entre outros aplicativos, acaba de ganhar um novo componente: fóruns de discussão com listas de assinantes.

Como foi o caso com outros componentes, a nova aplicação é uma derivação de serviços que já existiam – no caso, o Google Groups. Mas, para fazer parte do Apps, ela recebeu os ajustes necessários para torná-la adequada ao uso corporativo, como os controles de administração de TI.

“Nós incluímos uma funcionalidade chave que fortalece de fato nossos recursos de mensagens corporativas”, disse o gerente de produto sênior do Google Apps, Rajen Sheth. “A novidade serve também como um ótimo exemplo do conceito de ‘consumerização’ do ambiente de trabalho, e de como damos poder aos usuários para que façam coisas que normalmente exigiriam auxílio técnico do pessoal de TI.”

Vídeo anexo
A aplicação Groups, que entra no ar nesta quarta-feira (9/12), permite, como se esperaria, a criação de listas de distribuição para os usuários incluídos do grupo, mas também permite a anexação de outros componentes do Apps no fórum, como itens de agendas, documentos de texto, apresentações, vídeos e planilhas. Todo o conteúdo postado nos fóruns é indexado e pode ser pesquisado em modo texto.

No entanto, o Groups não está disponível na versão gratuita Standard do Apps – ele consta apenas das edições Education e Premier. Para ativá-lo, os administradores do Apps precisam ativar o Groups para seu domínio, e a partir daí os usuários poderão criar fóruns de modo simples, sem intervenção da equipe de TI.

O departamento de TI poderá, no entanto, estabelecer políticas e direitos de acesso aos grupos, e os proprietários de grupos poderão gerenciar um número limitado de detalhes de configuração para seus fóruns e listas.

Cloud computing
O Google tem manifestado sua intenção de se tornar um competidor importante também no segmento de software corporativo, e o Google Apps é presumivelmente seu produto mais conhecido para grupos de trabalho, e um rival recente às suítes de comunicação e colaboração já estabelecidas no mercado, como as da Microsoft e da IBM/Lotus.

Boa parte da fama do Apps vem de sua arquitetura baseada em cloud computing. Segundo o Google, essa é uma opção melhor que a do software convencional, que os clientes precisam instalar e manter em seus servidores. CIOs e gerentes de TI ensaiam a adesão ao modelo de software na “nuvem” como o Apps, mas as preocupações sobre a confiança total em terceiros para fornecer o software e armazenar os dados ainda permanecem.

Lançado há três anos, o Apps tem tido como alvo tradicional as pequenas empresas, especialmente por causa de sua versão Standard, que é gratuita. No entanto, desde a introdução da versão Premier, o Google tem voltado seus olhos para organizações médias e grandes. O Premier, que custa 50 dólares por ano por usuário, inclui serviços de gerenciamento de TI e de segurança de e-mail, além de suporte e garantia de nível de serviço.

Com informações de IDG News Service.