Categorias

Conheça o PlayStation Now: Novo serviço de jogos em nuvem da Sony

Durante seu evento na CES 2014, a Sony anunciou o PlayStation Now, um serviço que trará streaming de jogos para Playstation. Ele terá suporte não só para PS4, mas também PS3, PlayStation Vita e até mesmo tvs, tablets e smartphones.

A novidade foca no Gaikai, tecnologia de jogos em nuvem que a Sony adquiriu em junho de 2012. De acordo com a Sony, o novo sistema já está funcionando na CES, com os participantes capazes de tentar o tão conhecido The Last of Us. O serviço completo permitirá aos usuários alugar jogos ou pagar por uma assinatura que vai deixá-los “explorar diversos títulos”.

Participantes da CES podem testar o novo sistema
Participantes da CES podem testar o novo sistema

O Gaikai funciona em praticamente qualquer dispositivo – até mesmo smartphones – porque os jogos não são executado localmente: Serviços de jogos em nuvem funcionam mais como um vídeo do YouTube, onde poderosos servidores nos centros de dados remotos rodam os jogos.

Além do Playstation Now, que é voltado para jogos , a Sony também anunciou um serviço de nuvem que foca em televisão, oferecendo TV ao vivo, vídeo sob demanda e uma opção de gravações.

De acordo com a Sony, o PlayStation Now vai primeiramente ser lançado para PlayStation 4 e PlayStation 3, seguido do portátil PlayStation Vita, e depois para a maioria dos modelos de TVs Bravia. O serviço irá transmitir jogos completos, salvá-los na nuvem e apoiará multiplayer online, troféus e mensagens.

Uma versão beta será lançada nos Estados Unidos no final do mês, e a Sony planeja lançar o serviço de forma mais ampla até o final de julho.