Categorias

Conheça um projeto que visa popularizar animações em PNG

apngasm precisa lutar contra vários empecilhos, entre eles, a desaprovação dos criadores do formato PNG
apngasm precisa lutar contra vários empecilhos, entre eles, a desaprovação dos criadores do formato PNG

Os GIFs mantiveram-se tão onipresentes, aparecendo em legiões de aplicativos, memes e Tumblrs, que pode ser surpreendente lembrar que o formato de imagem bitmap tem mais de 25 anos de idade. Quando comparado com os formatos de arquivo mais recentes, no entanto, a paleta limitada e irregular das animações dos gifs mostram a sua idade.

Contudo, surgiu no Kickstarter um projeto chamado apngasm, que pretende dar os designers mais opções, criando um editor simples para PNG animado (APNG) e bibliotecas de desenvolvedores para integrar o suporte ao APNG. O formato de arquivo funciona de forma semelhante ao GIF, mas oferece melhores cores, qualidade de imagem e flexibilidade de imagens PNG. Mas os defensores do APNG enfrentam vários obstáculos importantes, incluindo a falta de apoio dos sites e do grupo original que desenvolveu o PNG.

A ferramenta de edição de apngasm é baseado no Assembler APNG, criada pelo desenvolvedor Max Stepin.

“Muitas pessoas estão insatisfeitas com as limitações do GIF: 256 cores e transparência de 1-bit eram bons o suficiente na década de 1980, mas estamos em 2013 agora. É hora de concordar com algo melhor” – afirmou Stepin.

A busca para ganhar apoio dos usuários para o APNG muitas vezes parecia quixotesca, em grande parte porque o formato não recebeu apoio oficial do grupo que criou o PNG.

O novo formato foi criado em 2004 pelos desenvolvedores da Mozilla, depois que a empresa retirou o suporte para animações em MNG (múltiplos gráficos de imagens de rede), devido ao grande tamanho do código necessário para implementá-lo em sites. O grupo PNG, no entanto, continuou a rejeitar o APNG como um padrão, em favor do MNG, porque acreditavam que o carregamento de um único tipo de arquivo com ambos, e ainda com recursos de animação, era um projeto ruim.

A equipe por trás do apngasm no Kickstarter acredita, porém, que o APNG ainda pode ganhar força entre os usuários frustrados pelas limitações de GIFs animados. Eles estão trabalhando rumo a esse objetivo, tendo preparado uma abordagem em duas vertentes. Primeiro, ele vai transformar o apngasm em uma ferramenta de edição que vai fazer com que a criação de arquivos APNG seja mais fácil do que a criação de arquivos GIF. Em segundo lugar, novas ferramentas de código aberto estarão disponíveis para os desenvolvedores, para que eles possam facilmente adicionar suporte APNG em seus sites. O suporte ao APNG está embutido no Firefox e Opera e pode ser adicionado ao Chrome com a extensão APNG.

O desenvolvedor Rei Kagetsuki, criador do projeto do apngasm no Kickstarter, tornou-se entusiasta do APNG enquanto procurava uma maneira de distribuir imagens animadas criadas pelo projeto Phantom Open emoji. A equipe do projeto montou um conversor para converter as imagens para GIF, mas sentiu que a qualidade das animações foi baixa. Eles consideraram animações em SVG (Scalable Vector Graphics), mas finalmente decidiram que não tinham apoio suficiente. Kagetsuki ficou intrigado, no entanto, pela qualidade do APNG, bem como sua história de fundo.

“Nós estávamos realmente surpresos ao descobrir que não havia sido implementado como um padrão e que havia essa polêmica, então, resolvemos tentar”, diz Kagetsuki.

Apesar da rejeição pela maioria dos membros do grupo PNG, o APNG vive como um “padrão desonesto.” O Imgur, serviço de hospedagem de imagem popular entre Redditors, suporta o APNG, e no Japão, o formato ainda é usado por muitos dos artistas que compartilham seus trabalhos no Pixiv.

Kagetsuki reconhece que ganhar mais apoio para o APNG vai ser um desafio, especialmente porque muitos usuários já estão acostumados o GIF. Mas, ele diz que, se sites como Facebook e Twitter adicionarem suporte ao APNG, outros desenvolvedores seguirão o padrão rapidamente.

Ele acrescenta que o APNG não está sendo desenvolvido para substituir os GIFs, mas para dar aos desenvolvedores, web designers e artistas, mais algumas ferramentas para seu arsenal de animação.

“Há um sentimento retro para GIF. É como o pixel art de jogos retro, há uma fofura e familiaridade com ele. Eu acho que é uma das atrações do GIF e ele vai continuar a ser um empate, mesmo que APNG torna-se mais amplamente aceita” – diz ele.

O projeto no Kickstarter já atingiu sua meta base de US $ 5.000 e agora está apontando para a sua primeira meta de expansão de $ 7.500, o que permitirá que a equipe do apngasm crie um plug-in para exportar APNG a partir da ferramenta de animação do Photoshop. Os “apoiadores” que doarem US $ 10 ou mais receberão uma licença para o plug-in, e as vendas posteriores continuarão a financiar o desenvolvimento de ferramentas para o APNG. A campanha para obtenção de fundos termina em 8 de setembro.