Criminosos estão aproveitando dois dos maiores eventos do futebol do momento – a Copa América Centenário e Eurocopa da UEFA – estão acontecendo este mês para praticar golpes eletrônicos.
Através de mensagens enviadas por email ou aplicativos e sites fraudulentos, vítimas são ludibriadas com falsas promessas de ingressos e pacotes de viagem para assistir os jogos.
“Fãs de futebol em todo o continente americano e na Europa estão tentando chegar o mais perto possível dos jogos, seja conseguindo ingressos para uma partida importante, ou pelo menos jogando games relacionados a esse esporte. Acontece que os cibercriminosos também são fãs de grandes eventos como estes, porque são momentos muito favoráveis para se aproveitarem do entusiasmo dos fãs”, diz Michael Salat, Gerente de Inteligência de Ameaças da Avast.
Desconfie se esbarrar em ingressos para jogos importantes sendo anunciados na internet a preços mais baixos do que nos locais oficiais da Copa América e da UEFA. Salat alerta: “os cibercriminosos sabem perfeitamente quanto esses ingressos são desejados pelos torcedores. E para pegá-los, criaram sites de phishing, páginas de phishing em redes sociais e campanhas de e-mail para enganar as pessoas e fazê-las pagar por ingressos que não existem”.
Segundo a Associação dos Governos Municipais da Inglaterra, há bilhetes falsos para jogos e outros eventos deste verão europeu sendo vendidos em redes sociais como Facebook e Twitter. Em março, a UEFA fez um alerta aos torcedores sobre a venda de ingressos falsificados e pacotes de viagem que não existem, recomendando que comprem apenas de revendedores confiáveis ou autorizados.
A equipe de malware móvel da Avast também já localizou quatro aplicativos de jogos de futebol na loja Google Play que são praticamente imitações do popular aplicativo FIFA. Esses aplicativos simplesmente bombardeiam os usuários com anúncios, quando eles tentam jogar. Três dos aplicativos têm exatamente o mesmo nome, Soccer 2016, e o quarto é chamado Football 2016-2025. Os aplicativos deviam permitir que os usuários jogassem em seus smartphones, mas em vez disso exibem uma quantidade frustrante de anúncios.
Embora esses aplicativos não sejam exatamente ‘malware’, eles se aproveitam das pessoas que estão no espírito do campeonato, despejando anúncios sobre elas para conseguir dinheiro. “Se você está procurando um game para celular seguro e divertido, não se esqueça de ler cuidadosamente os comentários do aplicativo antes de instalá-lo e verifique se você tem também um antivírus, como o Avast Mobile Security no seu telefone”, avisa a Avast.