Categorias

Copa do Mundo de Programação: Universidade brasileira é eleita a melhor da América Latina

A Copa do Mundo de Programação acabou nesta quarta-feira (25) e o Instituto Militar de Engenharia terminou como a melhor universidade da América Latina.

Universidades brasileiras participaram da Copa e tiveram bons desempanhos. O IME, por exemplo, ficou na frente de todas as organizações britânicas, francesas e alemãs. Em comparação, o renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ficou apenas duas posições à frente do IME, na 24ª colocação. Outro destaque do Brasil no torneio foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que terminou em 36º.

graficoPromovida pela Associação de Informática (ACM) e patrocinada por nada menos que a IBM, a Copa do Mundo de Programação teve eliminatórias que contaram com 2,2 mil instituições de ensino superior de 94 países.

Para vencer, os estudantes têm que solucionar problemas reais com o auxílio de computadores. Neste ano, foram apresentadas 12 questões, que deveriam ser solucionadas em até 5 horas.

Uma das questões usava o próprio prédio onde é realizado o ICPC como exemplo: O espaço tem o formato de um polígono convexo e a missão dos alunos era definir o número mínimo de câmeras necessárias para cobrir todo o seu interior, considerando que o número de paredes podia variar entre três e um milhão e que o número de lugares para instalar os aparelhos poderia ir de um a um milhão também.