Categorias

Criada nova técnica de interação entre hardware e software

Pesquisadores da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, criaram uma nova tecnologia que promete revolucionar o projeto de computadores. Batizada de Tortola, a técnica cria uma interface virtual em que hardware e software podem ser manipulados.

Segundo o ZDNet, o Tortola pode ser empregado em sistemas específicos para extrair deles um desempenho melhor em termos de velocidade, consumo de energia e geração de calor, além de torná-los bem menores.

A interface de comunicação entre o hardware e o software permite, entre outras coisas, alterar o hardware para resolver algum problema inesperado ou adicionar uma nova funcionalidade não prevista. O colunista do site ZDNet, Roland Piquepaille, chamou o conceito de “simbiose entre hardware e software”. A notícia também foi divulgada no site Slashdot.

Segundo a assessoria de comunicação da universidade, a tecnologia foi desenvolvida pela equipe da professora assitente Kim Hazelwood, do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Virgínia. Hazelwood foi agraciada com um fundo de US$ 50 mil para financiar o desenvolvimento do Tortola. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do projeto: www.tortolaproject.com.

Com informações de Terra.