Categorias

Microsoft e Xandros assinam acordo sobre patentes

A Microsoft firmou um acordo de colaboração e transferência de tecnologia com a Xandros Inc., uma distribuidora de Linux americana.

Pelo acordo, usuários do Xandros Linux não podem ser processados por infração de copyright. Um pacto semelhante foi firmado com a Novell há alguns meses.

De acordo com o site do The Wall Street Journal, as duas empresas firmaram um pacto de cinco anos. Além das proteções legais, o acordo prevê um esforço conjunto para melhorar a interoperabilidade entre seus produtos. Não foram revelados os valores financeiros da operação.

A Xandros Inc., com sede em Nova York, distribui um pacote de Linux destinado a usuários domésticos e empresas. Há versões para estações de trabalho e servidores. A exemplo do ocorrido com a Novell, o acordo deve dividir opiniões e acender discussões na comunidade do software livre.

Segundo o colunista Steven Vaughan-Nichols, do site eWeek, “a Xandros faz um acordo camarada com a Microsoft e, em troca, deixa implícito que o Linux infringe mesmo a propriedade intelectual da empresa”. Vaughan-Nichols argumenta que o procedimento é perigoso para o software livre porque a Microsoft se recusa a divulgar quais patentes teriam sido violadas.

Com informações de Terra.