Categorias

Criador do Android está deixando o Google

Andy Rubin, o co-fundador do projeto Android, está deixando o Google. De acordo com o The Wall Street Journal, Rubin está saindo para criar um centro de startups de hardware. Seu papel na gigante de buscas será assumido por James Kuffner, um cientista de pesquisas e professor da Carnegie Mellon University.

Em um comunicado, o CEO do Google, Larry Page agradeceu a Rubin por seu trabalho. “Eu quero desejar Andy todo o melhor com o que está chegando”, disse Page. “Com o Android, ele criou algo verdadeiramente notável, fazendo um bilhão de usuários mais felizes. Obrigado”, terminou.

andy-rubin

Rubin originalmente entrou no Google como parte da aquisição altamente secreta da empresa do Android em 2005. Nos anos que se seguiram, ele ajudou a transformá-lo a partir de um projeto de inicialização para o que agora é um dos pilares de vendas do Google e o sistema operacional móvel mais dominante no mundo.

Antes do Android, Rubin estava trabalhando em Danger, a empresa que criou o celular Sidekick. Ele também teve passagens na Apple, General Magic, e trabalhou no projeto WebTV (que foi vendido para a Microsoft).

O movimento não vem como uma surpresa total. Em março passado, Rubin deixou o grupo Android e foi substituído por Sundar Pichai. Seu último projeto, conforme detalhado em uma longa reportagem do New York Times, foi a criação de robôs para o laboratório Google X.