Categorias

É oficial: número de mulheres ultrapassa o de homens em jogos de PC

A empresa de análise de dados Superdata Research concluiu uma pesquisa que revelou que o número de mulheres jogadoras de jogos de PC ultrapassa o de homens nos EUA. Metade delas não se define como jogadoras “casuais”.

A pesquisa revelou que a vantagem feminina é pequena em termos percentuais quando se leva em conta a totalidade dos jogos eletrônicos: elas representam 50,2% da população de jogadores, incluindo aí títulos casuais, MMOs, FPS e outros gêneros.

No gênero dos RPGs, entretanto, a diferença se acentua e as mulheres atingem uma fatia de 53,6% do mercado. Nos MMOs e FPS, o público masculino segue dominando, somando 66% dos jogadores.

A analista senior Stephanie Llamas da Superdata admitiu que existe uma pré-concepção equivocada de que as mulheres preferem jogos casuais ou de navegador. Ainda que as jogadoras respondam por 58% do público no mercado móvel, sua maioria também na plataforma PC reforça sua presença na indústria dos jogos eletrônicos.

De acordo com a pesquisa, mais da metade das jogadoras de PC dos EUA se define como “hardcore” ou “midcore“. “De fato, mulheres representam a maior fatia demográfica para jogos de RPG no PC e elas representam quase 40% dos jogadores de MMO e dos jogadores de console. Então, afirmar que mulheres são apenas jogadoras casuais é empiricamente falso”, declarou Llamas.

Jogadora desde criança, a própria Llamas desabafa: “Jogadoras femininas costumavam ser vistas como uma anomalia. Mas eu argumentaria que nós nunca fomos na verdade. Por um longo tempo, nós aguardamos ser convidadas, mas muitas de nós eram jogadoras em seu cerne todo esse tempo”.