Categorias

Criador do Swift troca Apple pela Tesla

Chris Lattner, criador da linguagem de programação Swift adotada para desenvolver aplicações para iOS, anunciou no fim da tarde desta terça-feira que está saindo da Apple, depois de 11 anos de empresa.

Mas a surpresa maior viria logo em seguida: a Tesla publicou em seu blog que Lattner está prestes a assumir o comando da divisão de carros inteligentes da montadora.

O desenvolvedor ocupa atualmente o cargo de diretor sênior do departamento de ferramentas de desenvolvimento da Apple, sendo responsável tanto pela evolução do Swift, como pelo seu IDE e até pelos programas de capacitação e aprendizado para a linguagem. Em seu comunicado, ele declarou que saía da função para “perseguir uma oportunidade em outro espaço”. Uma vez que a Apple abriu o código do Swift, Lattner garantiu que continuaria próximo ao seu desenvolvimento, mesmo estando fora da empresa.

O que talvez devesse permanecer como um segredo por mais um tempo foi revelado logo em seguida pela Tesla: “nós gostaríamos de dar as boas-vindas a Chris Lattner, que irá se juntar à Tesla como nosso Vice-Presidente do Software Autopilot”. Lattner entra na Tesla para render Jinnah Hosein, que estava atuando no cargo simultaneamente com seu posto de Vice-Presidente de Software na SpaceX e agora poderá se dedicar em tempo integral à iniciativa espacial da empresa.

A Tesla conclui o comunicado afirmando que todos estão “muito empolgados” com a chegada do criador do Swift. Na Tesla, Lattner irá “liderar nosso time de engenharia do Autopilot e acelerar o futuro da condução autônoma”.