Categorias

Criadores de itens virtuais no Steam já faturaram mais de 50 milhões de dólares

O mercado do futuro são itens virtuais criados pela comunidade e vendidos para a comunidade de jogadores. Pelo menos é o que revelam os números divulgados hoje pela loja eletrônica Steam: 57 milhões de dólares movimentados desde 2011.

O Steam Workshop, área da loja que abriga conteúdo gerado pelos próprios jogadores, já armazena mais 24 mil mods de The Elder Scrolls V: Skyrim, além de 413 mil níveis de Portal 2 e milhares de modificações para dezenas de outros jogos. Mas o dinheiro flui no mercado de itens virtuais criados para os grandes sucessos multiplayer da dona da loja: Dota 2, Team Fortress 2 e Counter-Strike: Global Offensive.

Curadores da própria comunidade selecionam os melhores artefatos para leilão e peças criadas em programas de modelagem 3D podem atingir grandes cifras de acordo com a raridade ou a qualidade. Segundo a Valve, 1500 criadores de 75 países diferentes já foram contemplados com 57 milhões de dólares, desde a criação do Steam Workshop em 2011.

Inicialmente, apenas os títulos da própria Valve poderiam participar do mercado virtual de itens pagos, por questões operacionais, mas as barreiras foram levantadas e agora os jogos independentes Dungeon Defenders: Eternity e Chivalry: Medieval Warfare também podem fazer parte.