Categorias

Crianças estranham o funcionamento de orelhões

Se você tem algum problema de autoestima, tome cuidado: esse vídeo vai fazer você se sentir bem velho, quase um dinossauro…

O canal de YouTube Fine Brothers Entertainment colocou frente a frente crianças da geração smartphone com um telefone público e o resultado final é hilário.

Para quem cresceu colocando um ficha em um aparelho afixado no meio de uma rua, teclando botões físicos e contando os segundos de cada ligação ou teve que dar aquela “pancadinha” para fazer a ficha cair, usar o bom e velho orelhão fez parte da vida. Mas, para uma molecada acostumada com interfaces de toque, aplicativos, créditos de ligação invisíveis pagos pelos pais e um aparelho que você pode usar em qualquer lugar na hora que quiser, é quase algo da Idade da Pedra. Confira o vídeo:

Os primeiros telefones de acesso público que foram instalados no Brasil caminham para seu centenário, tendo chegado primeiro ao Rio de Janeiro, em 1920. Mas os famosos “orelhões” invadiram as ruas somente a partir de 1971, ganhando seu formato característico e definitivo já no ano seguinte, a partir de uma criação da arquiteta chinesa radicada no Brasil Chu Ming Silveira. Atualmente, o conceito dos orelhões tenta se reinventar como pontos de acesso Wi-Fi, mas, na maioria dos casos, os famosos telefones públicos estão caindo mesmo é no esquecimento.

Sim, nós percorremos uma longa distância, gurizada. Hoje em dia ninguém mais precisa memorizar números de telefone e o aparelho não engole mais nosso dinheiro (bem, talvez…). Mas por muitas décadas, foi esse “trambolho” que conectou famílias, negócios e o Brasil de ponta a ponta.