Em um anúncio cujo timing faz lembrar bastante do outro tema quente do Google ontem (o término voluntário da censura no Google.cn, mesmo sabendo que isso pode significar o fim de suas operações na China, após incidentes de invasão chinesa a contas do Gmail, em um resumo bem cru), fomos informados de que agora a conexão criptografada (https) passa a ser default para todas as conexões do Gmail para proteger seus dados de bisbilhoteiros, informa o primeiro parágrafo do anúncio, sem dizer quem são estes bisbilhoteiros e nem imaginamos, certo?
A opção estava disponível desde 2008, mas até ontem o default era estar desativada. Só que mesmo quem não mora em países totalitários que chegariam a considerar a idéia de bisbilhotar a correspondência digital de seus cidadãos pode ter boas razões para querer usar o https (ou outro protocolo com criptografia) no e-mail por exemplo, ao usar redes cuja administração é compartilhada com terceiros não-confiáveis, ou mesmo ao usar hotspots ou pontos de acesso público.
Há um custo a pagar em desempenho, mas hoje esta perda já não é mais tão percebida assim, na maioria dos casos comuns do mercado. E se for o seu caso, basta usar as configurações do próprio Gmail para desativar o uso contínuo do https (me parece que a autenticação continuará sendo via https mesmo assim).
Com informações de Br-linux.