Categorias

Dell realiza a maior compra da História da tecnologia

A Dell anunciou nesta segunda-feira que está negociando a compra da empresa de armazenamento de dados EMC pela cifra inédita de 67 bilhões de dólares.

Esse é o maior valor já registrado na História pela compra de uma empresa de tecnologia da informação. Com a oferta astronômica, a Dell vence a HP na disputa pela EMC.

Michael Dell, fundador da Dell, explicou a aquisição para o The New York Times: “nós estamos continuando a evoluir a empresa em direção a áreas mais relevantes para onde a a TI está se movendo. Esse acordo apenas acelera isso”.

O valor multibilionário será pago parcialmente em dinheiro e parcialmente na forma de ações especiais. A quantia é 27% maior do que a cotação do mercado de todas as ações da EMC antes do anúncio da venda. Após a compra, a Dell se tornará um dos maiores fornecedores mundiais de computadores, com o desenvolvimento de armazenamento digital da EMC se somando com a produção de servidores e desktops domésticos da Dell.

A EMC também é proprietária de 81% das ações do VMware, um dos mais populares programas de virtualização de sistemas operacionais do mercado. O destino do VMware durante essa aquisição ainda não foi revelado.