Se você não anda muito seguro sobre a ideia de fazer pagamentos com sorrisos, uma startup suíça quer deixar seu sorriso ainda mais bonito usando o poder da Realidade Aumentada.
A empresa Kapanu desenvolveu um programa para dentistas que trabalha com reconstrução em 3D da arcada dentária, facilita o processo de criação de próteses e exibe os resultados para os pacientes.
A Kapanu é fruto de uma incubadora da universidade ETH Zurich e em colaboração com os laboratórios de desenvolvimento de Realidade Virtual e Aumentada da Disney Research está implementando a tecnologia na pesquisa médica. A primeira aplicação utiliza mapeamento em 3D da arcada do paciente, um tipo de exame cada vez mais solicitado por dentistas, para gerar uma prévia das mudanças necessárias em questão de segundos. Assim, o paciente e o dentista podem visualizar com antecedência os resultados e desafios das intervenções. Confira como funciona:
O espelho virtual foi mostrado pela primeira vez durante o International Dental Show (IDS), realizado em Março, em Colonha. No maior congresso mundial de odontologia, a reação dos profissionais da área foi extremamente positiva, dada a facilidade oferecida pela tecnologia. A partir do perfil traçado no aplicativo, o dentista já pode estabelecer seu plano de ação ou até mesmo encomendar as próteses necessárias. Para o paciente, há um ganho em transparência, em visualizar antecipadamente os resultados e poder decidir pequenos detalhes que antes eram impossíveis.
Embora o produto já tenha sido demonstrado publicamente, ainda não está disponível no mercado. A Kapanu foi adquirida em Junho pela Ivoclar Vivadent, que está estudando agora a melhor forma de colocar a tecnologia de Realidade Aumentada acessível para dentistas.