YouTube
Categorias

Depois do Twitter, Youtube é bloqueado na Turquia

Menos de uma semana após a notória proibição do Twitter entrar em vigor, o governo turco decidiu bloquear também o acesso ao YouTube.

A decisão de bloquear o serviço foi feita por autoridades das telecomunicações da Turquia (TIB) e enviada para empresas prestadoras de acesso à Internet. A proibição foi ordenada horas após gravações de uma reunião chave de segurança serem publicadas no site de compartilhamento de vídeos.

WebRazzi informa que o site de compartilhamento de vídeo não está mais disponível através de ISPs e postou uma imagem que confirma a mudança. Ela simplesmente mostra no final: “O acesso foi bloqueado pela Telecommunication Communication Presidency”.

Youtube é bloqueado na Turquia
Youtube é bloqueado na Turquia

Uma segunda screenshot postada pelo site WebRazzi detalha a decisão do TIB: “Após análise técnica e análise jurídica com base na Lei n º. 5651, MEDIDA DE ADMINISTRAÇÃO foi tomada para este website (Youtube.com) de acordo com a Decisão n º. 490.05.01.2014.-48125 datada de 27/03/2014 do Telekomunikasyon İletişim Başkanlığı “.

O Twitter, por sua vez, entrou com pedido de processo judicial nos tribunais turcos para acabar com a proibição de seu serviço. A censura foi justificada com três ordens judiciais, que agora a rede social espera provar como infundadas.