Categorias

Dia mundial do backup: já fez o seu hoje?

Nesta quinta-feira, 31/3, é comemorado o Dia Mundial do Backup. Você já fez o seu recentemente?

A ESET aproveita a data para reforçar a importância de as pessoas realizarem, de forma adequada e frequente, a cópia de segurança dos dados e informações armazenados em computadores e dispositivos móveis.

“As pessoas armazenam cada vez mais informações e dados relevantes em computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No entanto, a maioria das pessoas ainda não tem o cuidado de realizar o backup adequado”, pontua Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “Queremos usar o dia mundial do backup para reforçar a conscientização de as pessoas adquirirem esse hábito, como parte dos procedimentos para garantir a segurança da informação”.

A seguir, os especialistas da ESET pontuam as principais situações que geram a perda de dados relevantes e como evitá-las:

Falha de hardware ou software – Um computador que para de funcionar, uma queda de energia antes que seja possível salvar as últimas alterações de um documento ou um software que entra em colapso e precisa ser fechado, ou até mesmo um simples descuido no computador, podem resultar na perda de informações. Embora muitas vezes não se leve em conta a influência que o mundo físico pode ter no mundo digital, os usuários devem estar cientes dessa relação e, por isso, fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos e documentos virtuais.

Roubo ou perda do dispositivo – Segundo informações do Dia Mundial de backup, iniciativa de conscientização sobre a preservação segura dos dados, a cada minuto, são roubados 113 dispositivos móveis. Felizmente, em muitos casos, é possível encontrar ou recuperar esses equipamentos. No entanto, há situações que envolvem perdas importantes, como fotografias pessoais, dados sensíveis e informações.

Infecção por ransomware – Tem aumentado o número de casos em que malwares sequestram fotos, vídeos, bases de dados e músicas em computadores e dispositivos móveis, em troca do pagamento de resgate. A melhor forma de não tornar-se refém dos cibercriminosos nesses casos é ter uma cópia de segurança desses documentos.

Existem vários meios de armazenamento para o backup de dados. Nesse sentido, o espaço físico onde o usuário guardará seus arquivos de backup também devem ser protegidos. A seguir confira alguns deles:

Disco rígido – É uma boa ideia usar o disco rígido exclusivamente para backup a fim de evitar desgaste desnecessário. Se o disco rígido é interno, deve ser fisicamente diferente do usado para iniciar o sistema operacional.

Dispositivo de armazenamento USB – A recomendação é o uso de um USB exclusivamente para backup.

Mídia óptica (CD / DVD / Blu-ray) – Eles são mais suscetíveis a danos físicos, tais como arranhões, que podem corromper dados. Recomenda-se a armazenar informações em mais de um dos meios ópticos, caso ocorra uma falha.

Cloud (Internet) – Tem a vantagem de facilitar o acesso à informação a partir de praticamente qualquer lugar. No entanto, é importante considerar as políticas de uso do serviço escolhido e os sistemas de proteção utilizados para proteger os dados.