Categorias

Diretor do FBI reforça dica de segurança de tampar webcam

Paranoia ou dica válida? Todo mundo riu quando Mark Zuckerberg apareceu em uma foto com um pedaço de fita adesiva cobrindo a webcam do laptop, mas o assunto é sério.

Quem garante que a precaução é válida é ninguém menos que James Comey, diretor do FBI, que reforçou a dica de segurança durante uma palestra na semana passada.

“Há algumas coisas relevantes que vocês deveriam estar fazendo, e essa é uma delas”, avisou Comey em sua palestra no Center for Strategic and International Studies. E revelou: “você entrando em qualquer prédio do governo, você verá que todos nós temos essas pequenas câmeras no topo da tela. Todas elas tem uma pequena escotilha que fecha sobre elas. Você faz isso para que pessoas que não tem autorização não vigiem você. Eu acredito que isso é uma coisa boa”.

mark-zuckerberg-tape

Casos de espionagem envolvendo acessos a webcams ou outros tipos de câmera conectadas à internet não são tão comuns, mas também não são impossíveis. Há inúmeros relatos, muitos relacionados à vulnerabilidades de equipamentos considerados seguros. Na dúvida, o conselho de Comey e Zuckerberg pode evitar transtornos no futuro…