Categorias

Terceiro site de torrents fecha em três meses

A cena dos sites de torrents sofreu mais um baque durante esse final de semana: o fechamento do terceiro portal grande em três meses.

Desde quinta-feira passada, o TorrentHound encerrou suas atividades, após 9 anos no ar servindo como um portal de buscas para arquivos de filmes, jogos, programas e outros conteúdos.

Não há nenhuma explicação na página para o motivo do fechamento, a exemplo do que aconteceu com o site Torrentz no mês passado. Quem tentar acessar o endereço no momento será recebido com uma página simples com sugestões de outros sites de torrents “que não são terríveis” e um link para um vídeo bizarro de um homem gritando para as portas fechadas de um shopping center, indagando porque está fechado.

torrenthound

Por email, os fundadores do TorrentHound entraram em contato com o TorrentFreaks, site especializado que cobre o mercado de torrents, e deram uma breve explicação para sua decisão: “é uma combinação de tráfego menor, faturamento menor e aumento nos custos. Então, adicione a isso o fato de sermos constantemente importunados por agentes anti-pirataria e simplesmente não valia mais a dor de cabeça”.

TorrentHound tinha cerca de um milhão de visitantes por mês e figurava entre os 3.500 sites mais visitados da internet segundo o Alexa. Em seu pico de performance, o site chegou a aparecer entre os 2000 mais populares do mundo, mas perdeu terreno para outros portais de torrents.

Com seu encerramento, o TorrentFreak destaca que “nós temos mantido os olhos abertos para o ecossistema dos torrents por mais de uma década, mas nunca tínhamos visto tantos sites grandes saindo do ar em um espaço de tempo tão curto”. A onda de fechamentos começou com o fim do KickAss Torrents em Julho, seguiu com o fechamento do Torrentz em Agosto e agora tem um novo capítulo com o encerramento do TorrentHound. Os três portais estavam no Top 10 de sites de torrents do TorrentFreak do começo do ano.