Categorias

Disney investe em realidade aumentada e cria livros de colorir tridimensionais

A Disney está mesmo investindo em novas tecnologias e sua equipe de pesquisas acabou de demonstrar que é possível utilizar realidade aumentada para criar livros de colorir em 3D.

O projeto foi apresentado durante o IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality, na semana passada, e já tem vídeo demonstrativo e artigo publicado.

Confira o vídeo que mostra como é possível, através de um tablet, visualizar o personagem de um livro “ganhar vida”, enquanto ainda está sendo colorido em tempo real:

Com a técnica, a Disney deu um passo à frente no competitivo mercado de livros de colorir. Embora já existam soluções que permitam animar personagens colorizados pelo usuário, a animação só pode ser criada depois que o processo terminou. Com o chamado “texturamento vivo”, a Disney consegue exibir as alterações simultaneamente na realidade aumentada.

A tecnologia ainda está em sua fase experimental e deve demorar a chegar às prateleiras das livrarias. Mas é mais um capítulo do relacionamento da Disney com as novas tecnologias. Recentemente, a empresa participou com peso de uma rodada de investimentos em realidade virtual e planeja mudar a forma como os filmes e as animações são consumidos.