Categorias

Dubai criará primeira cidade com clima controlado do mundo

Enquanto alguns dos países mais ricos do planeta estão focados nas mudanças climáticas e como diminuir o impacto da humanidade sobre o meio ambiente, as autoridades de Dubai têm planos que pode eliminar por completo essa preocupação com a construção de uma cidade de clima controlado.

Chamada de “Mall of the World” (algo como “Centro Comercial do Mundo”), a mini-metrópole tem 48 milhões de metros quadrados, e seria o primeiro espaço com porte de cidade a permitir que os moradores evitem completamente as condições de fora por longos períodos de tempo.

3db90870

A visão do projeto é permitir que os visitantes experimentem uma vida normal de cidade dentro do ambiente controlado por semanas. Durante os meses de inverno de Dubai, os espaços fechados serão abertos para permitir que o ar fresco entre.

Incluído na cidade estarão 100 hotéis e apartamentos de luxo, uma “zona de bem-estar”, projetada para atrair turistas médicos e, o que os desenvolvedores do projeto esperam ser, o maior parque temático do mundo.

2db90870

“O turismo é fator-chave da nossa economia e nosso objetivo é tornar os Emirados Árabes Unidos um destino atraente durante todo o ano”, disse Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o governador de Dubai, em um comunicado. “É por isso que vamos começar a trabalhar na criação de ambientes de temperatura controlada agradáveis ​​durante os meses de verão”.

Embora a intenção imediata do Mall of the World possa ser o de oferecer luxo no meio do deserto, à luz das crescentes preocupações de poluição em grandes cidades como Pequim, o desenvolvimento à prova de atmosfera pode acabar mostrando como o mundo pode funcionar se algum dia precisar de cidades assim.

A empresa não revelou quanto o projeto vai custar, nem quando ele será concluído.