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E-commerce brasileiro aumenta e fatura R$ 3 bilhões no Natal

Crescimento no natal foi de 18%

O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo cada vez mais e, de acordo com a consultoria e-bit, esse Natal foi 18% mais produtivo, se comparado ao mesmo período do ano passado, tendo um faturamento de R$ 3,06 bilhões. 

Embora o número de pedidos online tenha chego a 8,5 milhões, o crescimento desse ano foi menor que os previstos 25%. A diferença se deu principalmente devido à Black Friday, que aconteceu no dia 23 de novembro e às dívidas que aparecem na época de Natal: brasileiros endividados representam metade dos e-consumidores, e quase 10% das pessoas que participaram da pesquisa feita pela e-bit disseram não ter como pagar suas dívidas, o que reflete diretamente no fluxo de compras feitas pela Classe C na internet. 

Além do crescimento do e-commerce, a consultoria também apontou que os atrasos em entregas de compras feitas online pioraram 5% desde 2011. Nos último mês, quase 19 milhões de brasileiros utilizaram a internet para buscar produtos, sendo que 42% desse total corresponde à nova classe média.