Categorias

Edward Snowden, Anistia Internacional e AdBlock Plus fazem campanha contra a censura online

“Mesmo se você não estiver fazendo nada de errado, você está sendo vigiado e gravado”: essa foi a mensagem escrita por Edward Snowden para a campanha do Dia Mundial Contra a Censura Cibernética.

O recado do ativista foi exibido para todos os usuários do AdBlock Plus nesse Sábado, 12 de Março, no lugar onde ficariam os anúncios bloqueados, ao lado de mensagens de artistas e pensadores que lutam contra a censura e o monitoramento.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a empresa desenvolvedora do bloqueador de anúncios, a Anistia Internacional e militantes pela liberdade de expressão, como o próprio Snowden, as Pussy Riot e outros. O objetivo da campanha era atingir 50 milhões de internautas e alertar para o perigo real da censura na web. Ao clicar nos banners, os usuários foram levados para conteúdo que foi bloqueado em diversos países pelos governos de seus respectivos países.

edward-snowden-amnesty

De acordo com o comunicado oficial do AdBlock Plus, “nós, como cidadãos da internet, podemos todos fazer algo bom. E se, ao invés de simplesmente bloquear anúncios, você pudesse ver um conteúdo relevante e prazeroso para você? E se você pudesse apoiar o conteúdo que você gosta na internet sem precisar abrir mão de sua privacidade? Nós gostaríamos de andar nessa direção”.

E completa, justificando sua política de bloqueio de anúncio: “independentemente de como o conteúdo da internet deve lucrar, ninguém além de você tem o direito de controlar o que aparece na sua tela, ou quem tem acesso ao conteúdo de seu disco rígido. Nem os sites, nem os publicitários, nem os bloqueadores de anúncios. E principalmente, nem o seu governo.”