Categorias

Edward Snowden diz que funcionários da NSA costumam ver fotos nuas de pessoas vigiadas

Sim, o governo dos EUA provavelmente viu fotos nuas que milhares de pessoas enviam via mensagens ao redor do mundo todos os dias. Pelo menos é o que garante Edward Snowden.

De acordo com o ex-NSA, funcionários da agência regularmente vêem fotos nuas íntimas que são interceptadas, junto de milhares de outros dados, como parte de seus esforços de vigilância.

Snowden fez as afirmações durante uma entrevista de sete horas com o The Guardian, quando questionado sobre casos específicos de abuso de poder que ele tinha observado durante seu tempo como funcionário. “Você tem caras jovens alistados, de 18 a 22 anos de idade. Eles foram subitamente empurrados para uma posição de responsabilidade extraordinária, onde passaram a ter acesso a todos os registros particulares”, explicou.

Snowden

Snowden disse que essas pessoas muitas vezes “acham sem querer algo que é completamente sem relação com o seu trabalho” e se acham o usuário “atraente o suficiente”, eles “ficam todos muito ansiosos para deixar outros verem”.

“Mais cedo ou mais tarde, toda a vida dessa pessoa já foi vista por todas essas pessoas. Nunca é relatado. Ninguém sabe sobre isso, porque a auditoria desses sistemas é incrivelmente fraca”, disse Snowden.

Durante a entrevista, Snowden também discartou acusações de que ele tem uma aliança com o governo russo, e até mencionou George Orwell: “Contrário ao que todos pensam, eu não acho que estamos em um universo 1984 [Livro de Orwell]”, disse, tendo o cuidado de salientar que o potencial, no entanto, está sempre lá.

Acima de tudo, porém, ele tinha uma mensagem para profissionais como jornalistas, médicos, e contadores, encarregados de proteger a confidencialidade de fontes e clientes: Reforçar a segurança e usar a criptografia. “O que as revelações do ano passado nos mostraram foi uma prova irrefutável de que as comunicações não criptografadas na internet não são mais seguras”.