Categorias

Empresas vão lutar contra o bloqueio a proxies e VPNs do Netflix

A decisão da Netflix de banir o acesso por proxy ou VPN a conteúdo bloqueado de outros países irritou os fabricantes de ferramentas com essa tecnologia e eles prometem resistir aos esforços do serviço de streaming.

Em entrevista ao site TorrentFreak, diversos desenvolvedores expressaram seu desagravo com a empresa americana e garantiram que existem usos legítimos que seriam prejudicados com a nova política de tolerância zero.

A Netflix está coibindo a prática através de uma Lista Negra de IPs que não poderiam mais acessar o serviço. Criadores de ferramentas de proxy e VPN alegam que o método pode afetar usuários que estão preocupados com sua privacidade ou que apenas desejam uma experiência estável de Internet.

O criador do programa TorGuard, que garante anonimato aos seus usuários, afirma categoricamente que foram “implantadas recentemente novas medidas que podem burlar qualquer bloqueio de IPs proposto em nossa rede. Usuários de VPN que encontrarem problemas de acesso ao Netflix são encorajados a entrar em contato conosco para uma solução que funcione”.

Já os responsáveis pela solução SlickVPN prometem que “se nós descobrirmos que nosso endereço IP começou a ser bloqueado, nós iremos migrar para novos IPs na medida que for necessário. Nós também oferecemos uma opção de IP estático que elimina o problema completamente”.

Andrew Lee, ativista dos direitos digitais no serviço Private Internet Access, sustenta que a iniciativa da Netflix fere a neutralidade da rede. E que a empresa poderia perfeitamente utilizar o endereço de cobrança do usuário como ferramenta de bloqueio de conteúdo por região, sem a necessidade de interferir com o uso legítimo de proxies e VPNs.