Categorias

Entre julho e setembro, mais de 204 milhões de aparelhos com Android foram vendidos

Sistema móvel do Google estava presente em mais de 80% dos smartphones vendidos entre julho e setembro
Sistema do Google estava presente em mais de 80% dos smartphones vendidos entre julho e setembro

Quatro a cada cinco smartphones vendidos no mundo no terceiro trimestre de 2013 vieram equipados com sistema Android, de acordo com uma pesquisa feita pela Strategy Analytics divulgada nesta quinta-feira.

O sistema móvel do Google está presente em 81,3% dos 251,4 milhões de aparelhos vendidos entre julho e setembro deste ano. O resultado mostra um avenço em relação ao mesmo período de 2012, quando o Android totalizava 75% das vendas. O volume pulou de 129,6 mi para 204,4 milhões de aparelhos.

Além de aumentar a dominância, o Android também reprimiu as tentativas de Apple de conter o avanço do sistema do Google. No mês passado, a empresa lançou dois iPhones de uma só vez – um modelo top de linha (5S) e um modelo um pouco mais barato, feito de plástico (5C).

No terceiro trimestre, a Apple abocanhou apenas 13,4% do mercado de smartphones, apresentando queda em relação ao ano passado, quando a fatia referente à empresa foi de 15,6% das vendas. Contudo, a Strategy Analytics afirmou que o volume de vendas da Apple deve crescer no quarto trimestre deste ano.

Além da Apple, a BlackBerry também perdeu mercado para o Andorid. A companhia canadense teve participação de apenas 1% no mercado, apresentando queda em relação a 2012, quando teve participação de 4,3%.

Um fato curioso é que, dentre os grandes sistemas móveis, apenas o Windows Phone escapou do avanço do Android, e apresentou crescimento. A participação do sistema móvel da Microsoft subiu de 2,1% no terceiro trimestre de 2012, para 4,1% no mesmo período deste ano. De acordo com a consultoria, isso se deve às boas vendas da linha Lumia, da Nokia, na Europa, Ásia e nos EUA.