Categorias

Equifax é processada em nome de 15 milhões de consumidores

Era só uma questão de tempo para a bomba explodir nos tribunais e agora a Equifax está sendo processada na Justiça pelo Advogado Geral da cidade de San Francisco.

Dennis Herrera entrou com um pedido de indenização na corte pelo vazamento de dados revelado recentemente, uma vez que a gigante do crédito “falhou em proteger os dados pessoais de mais de 15 milhões de californianos”.

“A incompetência da Equifax seria cômica se o assunto não fosse tão sério”, protesta Herrera em seu comunicado. Em tom agressivo, ele prosseguiu: “essa empresa dormiu sobre a alavanca e virou de ponta cabeça a vida de milhões de pessoas. As informações que a Equifax falhou em salvaguardar são o que as pessoas precisam para abrir uma conta no banco, comprar uma casa ou alugar um apartamento. Agora, os californianos foram colocados em risco de furto de identidade pelos próximos anos”.

Herrera também acusa a Equifax de ocultar informações sobre a brecha de segurança e não ter fornecido respostas claras e precisas sobre as pessoas afetadas e que procedimentos deveriam ser tomados.

Até o momento, a empresa não se pronunciou publicamente sobre o processo. A própria Equifax está atravessando uma forte turbulência interna em razão da sucessão de equívocos que cerca esse vazamento de dados. Seu CEO que ocupava o cargo por doze anos pediu afastamento da função nessa terça-feira e foi substituído interinamente pelo brasileiro Paulino do Rego Barros Jr., enquanto a empresa busca um novo executivo para a posição e uma saída para essa crise.