Categorias

Era ‘pontocom’ faz 20 anos

Em 20 anos, muitas coisas mudaram...
A era das empresas ‘pontocom’ completa 20 anos, quando foi criado o Clarinet.com, primeiro provedor de conteúdo online, em 1989, por Brad Templeton, nos Estados Unidos.

“O ClariNet foi a primeira companhia criada para usar a internet como plataforma de negócios”, diz Templeton em um artigo publicado hoje no site do ClariNet.

Criado antes da invenção da HyperText Markup Language (HTML) – Linguagem de Marcação de Hipertexto – em 1990, por Tim Berners-Lee, o Clarinet.com oferecia notícias de agências e outros conteúdos usando o protocolo USENET (junção das palavras ‘user’ e ‘network’) – sistema distribuído de discussão na internet.

“Naqueles dias, a internet consistia em redes regionais formadas, em sua maioria, por cooperativas sem fins lucrativos, e o governo (norte-americano) fundou o backbone (centro da rede) chamado NSFNet que ligou todas elas”, relembra Templeton em seu artigo.

O empreendedor conta que conseguiu contornar a política de uso não comercial da rede NSFNet e lembra que, paralelamente, uma internet comercial começava a surgir por meio de empresas de acesso à internet como UUNet e PSINet. “A base dos negócios na internet estava nascendo, mas não havia web ainda.” afirma o criador do ClariNet, que também presidiu a associação Electronic Frontier Foundation (EFF).

“A comunidade de internet vivia de e-mails e do USENET, que junto com a transferência de arquivos via FTP, eram os meios de publicação de notícias”, afirma Templeton.

Brad Templeton é um dos pioneiros na oferta de conteúdo em uma época em que as conexões à internet estavam bem longe da banda larga que muitos acessam atualmente.

Com informações de IDG Now.