Categorias

Especialistas em Inteligência Artificial assinam compromisso para proteger a Humanidade

Um grupo de cientistas, composto por especialistas em Inteligência Artificial, fabricantes de robôs, programadores, médicos e especialistas em ética, assinou um compromisso de que as pesquisas para a criação de uma Inteligência Artificial (IA) devem beneficiar a Humanidade.

“Os progressos na pesquisa de IA determinam que este é o momento para focar a pesquisa não apenas em criar IAs mais capacitadas, mas também em maximizar o benefício social da IA (…) nossos sistemas de Inteligência Artificial devem fazer aquilo que desejamos que eles façam” declara o documento.

Entre os signatários da proposta estão o cientista Stephen Hawking e o magnata Elon Musk, que recentemente demonstraram intensa preocupação com a evolução das Inteligências Artificiais. Hawking afirmou que IAs poderiam “significar o fim da raça humana”, enquanto Musk comparou a tecnologia com a “convocação do demônio”.

Além das duas personalidades da ciência, também fazem parte da iniciativa representantes do Google, Facebook, IBM, Microsoft, inúmeras universidades e o brasileiro Tiago Pereira do Nascimento, diretor do Laboratório de Robótica e Sistemas Embutidos da Universidade Federal da Paraíba.

A iniciativa faz parte da ONG Future of Life Institute, fundada para tentar atenuar potenciais ameaças de extinção da espécie humana. No momento, o foco do instituto é a evolução das Inteligências Artificiais, mas a organização se propõe a construir uma visão positiva do futuro através de novas tecnologias e seus desafios.