Categorias

Estudo do Idec aponta que operadoras ocultam informações sobre contratos de serviços 3G

Operadoras escondem informações sobre contrato 3G
O Idec, Instituto de Defesa do Consumidor, divulgou um estudo, apontando que as quatro grandes operadoras de telefonia e internet banda larga do país (TIM, Vivo, Oi e Claro) ocultam informações sobre os contratos de serviços 3G.

Técnicos do Idec fizeram contato com as empresas, passando-se por usuários comuns, e constataram que as operadoras utilizam termos como “navegação sem limites”, mas que, na verdade, enfatizam apenas a velocidade nominal, visto que a velocidade entregue é bem inferior.

De acordo com o órgão, a Vivo reduz a velocidade das conexões dos usuários que excederem a franquia, mas a informação de que essa prática é realizada não é dada de forma clara.

Buscando contato com a TIM através do SAC, os técnicos foram orientados a procurar uma loja para obter informações mais detalhadas. Porém, o Idec afirma que o SAC das empresas deve ser capaz de prestar todos os esclarecimentos ao consumidor.

Claro e Oi fazem restrições aos serviços de VoIP e aplicativos como o Skype, de acordo com o Idec. Segundo o Instituto, tal prática é vetada pela Anatel.