Categorias

Ex-CEO da Mozilla lança navegador rival

Brendan Eich, o polêmico ex-CEO da Mozilla, está de volta com uma nova iniciativa: Brave, um navegador rival baseado no Chromium.

O executivo é o presidente e CEO da nova desenvolvedora e alega que sua missão é “consertar a web”, ao atacar aquilo que considera uma ameaça ao ecossistema: a publicidade online.

Segundo o site oficial do Brave, o novo navegador “bloqueia toda a ganância e feiura na web que deixa você mais lento e invade a sua privacidade. Então, nós colocamos anúncios limpos de volta, para financiar proprietários de sites e usuários do Brave igualmente”. Confira o vídeo:

Na prática, Eich não revela como as mudanças no método de navegação poderão beneficiar o produtor de conteúdo. No modelo atual do Brave, a publicidade online pode ser bloqueada totalmente ou substituída por sua própria rede de anunciantes, supostamente menos intrusiva em termos de rastreamento do usuário e com anúncios de melhor qualidade. Mas o FAQ da empresa sustenta que Brave não é um spyware, apesar das táticas similares de sequestro de publicidade.

No futuro, o Brave pretende implementar um sistema de micropagamentos para usuários interessados em não ver anúncio algum. Para quem está desconfiado da iniciativa, o executivo responde que o código-fonte do Brave é aberto e está disponível no Github (em todas as versões: iOS | Desktop | Android).

Por enquanto, o novo navegador no mercado está em fase beta, disponível para desenvolvedores e early adopters, sem previsão de lançamento da versão final.